A aula de hoje fugiu um pouco da sequência a que estávamos acostumados. Com o indicativo de greve para o dia seguinte, combinamos em apresentar apenas os textos dos grupos e conseguimos assim 5 apresentações.
A primeira foi a da minha dupla: Niedja e Flávia, que apresentamos o texto ANALYSING THE RHETORIC OF DIGITAL GENRES de Shepherd, Juaçaba, Matos, Pontes e Velloso da Universidade Federal Fluminense.
Esse texto trabalha numa abordagem sociorretórica, onde o discurso é definido e controlado por meio do uso da linguagem nas práticas sociais.
Os autores usaram os postulados da
Gramática Sistêmico Funcional; dos Estudos Retóricos de Gênero; e da Retórica Contrastiva.
A noção de gênero nessa abordagem é que eles são eventos comunicativos e são marcados por propósitos comunicativos.
As experiências relatadas no texto escolheram 4 gêneros que poderiam agradar as adolescentes do grupo focal:
a) sites de franquias de escolas de inglês
b) sessão de conselhos de revistas de adolescentes
c) perfis masculinos em sites de relacionamento
e d) resumos de romances.
Vimos então, nos 4 trabalhos com gêneros apresentados no artigo, a materialida do texto seguindo steps que ora eram obrigatórios, até para poder manter o status do gêneros, e steps que ora eram possíveis, já que na visão sociorretórica entre os elementos essenciais estão a versatilidade, a inovação e a dinamicidade dos gêneros.
Nosso artigo conclui que a ativação do esquema retórico dos aprendizes, através
da retórica contrastiva, podia engrandecer a leitura e a escrita em inglês.
Na nossa opinião
o
maior insight da pesquisa é que a internet pode ser
usada como fonte de motivação contemporânea para gêneros textuais específicos
que respondam aos interesses e necessidades dos alunos, casando com a proposta
dos PCNs.
A segunda apresentação foi dos colegas Nildo Josimar e Luciano que ficaram responsáveis pelo texto "Critérios para o estudo de reelaborações de gêneros em redes sociais", de Júlio Araújo.
O texto trata das esferas da comunicação, trata também da teoria do remix e do mesh up, que se compara ao processo da paródia, pois por meio dela os sujeitos reelaboram diferentes tipos de mesclas de gêneros para organizar as práticas discursivas entre si.
O grupo sintetiza que a internet é só um suporte.
Para Bakhtin (2000), já que os gêneros organizam as necessidades enunciativas dos sujeitos que participam de determinada esfera de atividade, esses dois conceitos se interpenetram e as esferas acabam também por interpenetrarem umas nas outras.
Julio Araujo também faz um recorte para falar do termo Transmutação e seus tipos, preferido por alguns autores, e para falar do termo Reelaboração preferido por outros, porque Transmutação remete à Física Nuclear e à Biologia.
O terceiro grupo, composto por Dayane, João Victor e Juliana, apresentou o texto "Gêneros textuais no contexto digital e educacional" de Ediléa Félix Corrêa. Como o texto apresentou muitos problemas conceituais, não há muito que se dizer, apenas que ele serviu para gerar muitas dúvidas, o que é, de certa forma, algo bom no meio acadêmico.
O quarto grupo, composto por Alcilene, Aléssia e Arly, apresentaram o texto "Gêneros digitais: as TIC como possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa".
O grupo defendeu as ideias do texto, sendo a principal que o ensino de Língua Portuguesa na escola pode ser facilitado com a ajuda da tecnologia.
Um conceito que foi construído pelas discussões feitas durante a apresentação delas, e que eu gostei muito, foi o de blog: sistema hipertextual que engloba vários gêneros discursivos como entrevista, diário, comunicado, carta e etc.
O último grupo do dia, Eliezer e Luli, apresentou o texto "Digital Genres, New Literacies and Autonomy in Language Learning".
Essa dupla trouxe um exemplo de material que se diz prestar para o aprendizado da Língua Francesa sem auxílio presencial de um professor. Luli conhecia o material, pois tentou seguir o passo a passo, mas não conseguiu sair bem sucedida. Logo a questão da autonomia no meio digital ainda é uma das questões que demanda muita discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário