quinta-feira, 21 de maio de 2015

20 de maio

Nessa aula seguimos os mesmos passos da anterior: começamos com as apresentações individuais das atividades e terminamos com  apresentações  de textos.

Primeiro foi a vez de Arly que apresentou seu texto educacional sobre webquest.

 
Ela tirou o texto da Wikipédia e colocou links sobre o professor que criou a metodologia da webquest.
Os links criados por Arly foram bem didáticos para que os alunos entendessem o layout de uma webquest.
 
Na sequência tivemos a apresentação de Alcilene que apresentou um hipertexto jornalístico sobre a visita de Santaella a UFAL, para participar do 6º Seminário Nacional  Edapeci. No seu texto Alcilene inseriu 2 links: um sobre a autora e outro para a programação do evento, ambos de expansão, com a finalidade de dar informações adicionais.
 
Em seguida Luciano fez sua apresentação sobre o Museu da Língua Portuguesa. Luciano fez um trabalho muito interessante: pegou os textos em pdf na internet e criou um hipertexto linear com uso de links apenas para caminhar pelo menu que ele criou.
 
Juliana fez um uso retórico dos links quando os usou para argumentar sobre o que fidelidade/infidelidade tem a ver com amor.
 
 



 Na apresentação de Edson o que mais me chamou a atenção foi o que ele chamou de link saliente, que é quando na página aparecem mais de um link com o mesmo nome e a tendência é clicar no maior, que raramente é o verdadeiro. Geralmente esses links salientes levam a outros caminhos.

A última apresentação individual foi da colega Roseane que não tem dormido direito por culpa do professor Luis Fernando. Ela apresentou um hipertexto educativo voltado para o público infantil. Proposta bem lúdica.

Nesta aula só deu tempo de apresentar um texto: Gêneros Textuais e os desafios de Alfabetizar Letrando de Julio Cesar Araújo - UFC
Nos causou estranhamento quando o autor sugere que o computador e a internet serviriam para elevar a condição desfavorável dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário