Hoje, dia 13 de maio, até a metade da aula, tivemos a continuação das apresentações individuais.
Primeiramente Eliezer apresentou um resumo das característica de um texto: informatividade, relevância, situacionalidade, topicidade, coesão, coerência e intencionalidade. E em seguida mostrou a sequência de links que percebeu ao procurar por uma música de Antônio Marcos. Tivemos a oportunidade de ver um hiperlink muito mal escrito, que perdeu até a coesão a certa altura.
Na sequência, ouvimos Álvaro, que começou trazendo tipos de hipertexto: trouxe o exemplo da formação que fez para trabalhar no Enem, mostrando assim um hipertexto fechado; o Google Acadêmico como exemplo de hipertexto aberto, etc.
E em seguida mostrou o hipertexto jornalístico que produziu.
A terceira apresentação foi de Josimar que mostrou o hipertexto construído a partir da leitura do livro "Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social" de Roxane Rojo.
A última apresentação individual foi do colega Nildo que trouxe mais
exemplos de modelos de hipertexto. Seu trabalho de busca deixou claro que
quanto mais completa a frase do link, menos opções ele apresenta. É como se a
complexidade da frase desse maior unidade, se comparada a uma palavra solta.
Isso dá uma boa pesquisa. Vamos encarar?
Depois do intervalo tivemos o começo das apresentações dos textos.
Lembrando que o foco das apresentações é o conceito de gêneros textuais digitais.
O 1º texto: foi apresentado por Álvaro: Linguagens e Tecnologias Digitais: novos gêneros textuais, de Santa Nunes Cariaga e Marlene Durigan, cuja principal proposta era de alertar os professores para perder o medo da inovação.
O 2º texto foi apresentado por Marcos, Fernando e Mucilio: Os Gêneros Textuais Digitais no Ensino/ Aprendizado da Webliteratura: O caso dos weblogs entreletras, de Jéssica de Souza Carneiro, cujo principal problema estava nos conceitos apresentados pela autora.
Muita discussão ainda está por vir. Até nosso próximo encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário