quinta-feira, 28 de maio de 2015

27 de maio

A aula de hoje fugiu um pouco da sequência a que estávamos acostumados. Com o indicativo de greve para o dia seguinte, combinamos em apresentar apenas os textos dos grupos e conseguimos assim 5 apresentações.

A primeira foi a da minha dupla: Niedja e Flávia, que apresentamos o texto ANALYSING THE RHETORIC OF DIGITAL GENRES de Shepherd, Juaçaba, Matos, Pontes e Velloso da Universidade Federal Fluminense.

Esse texto trabalha numa abordagem sociorretórica, onde o discurso é definido e controlado por meio do uso da linguagem nas práticas sociais.

Os autores usaram os postulados da Gramática Sistêmico Funcional; dos Estudos Retóricos de Gênero; e da Retórica Contrastiva.

A noção de gênero nessa abordagem é que eles são eventos comunicativos e são marcados por propósitos comunicativos.

As experiências relatadas no texto escolheram 4 gêneros que poderiam agradar as adolescentes do grupo focal:

a) sites de franquias de escolas de inglês


 b) sessão de conselhos de revistas de adolescentes


 c) perfis masculinos em sites de relacionamento


e d) resumos de romances.


Vimos então, nos 4 trabalhos com gêneros apresentados no artigo, a materialida do texto seguindo steps que ora eram obrigatórios, até para poder manter o status do gêneros, e steps que ora eram possíveis, já que na visão sociorretórica entre os elementos essenciais estão a versatilidade, a inovação e a dinamicidade dos gêneros.

Nosso artigo conclui que a ativação do esquema retórico dos aprendizes, através da retórica contrastiva, podia engrandecer a leitura e a escrita em inglês.


Na nossa opinião o maior insight da pesquisa é que a internet pode ser usada como fonte de motivação contemporânea para gêneros textuais específicos que respondam aos interesses e necessidades dos alunos, casando com a proposta dos PCNs.


A segunda apresentação foi dos colegas Nildo Josimar e Luciano que ficaram responsáveis pelo texto "Critérios para o estudo de reelaborações de gêneros em redes sociais", de Júlio Araújo.

O texto trata das esferas da comunicação, trata também da teoria do remix e do mesh up, que se compara ao processo da paródia, pois por meio dela os sujeitos reelaboram diferentes tipos de mesclas de gêneros para organizar as práticas discursivas entre si. 

O grupo sintetiza que a internet é só um suporte. 

Para Bakhtin (2000), já que os gêneros organizam as necessidades enunciativas dos sujeitos que participam de determinada esfera de atividade, esses dois conceitos se interpenetram e as esferas acabam também por interpenetrarem umas nas outras.

Julio Araujo também faz um recorte para falar do termo Transmutação e seus tipos, preferido por alguns autores, e para falar do termo Reelaboração preferido por outros, porque Transmutação remete à Física Nuclear e à Biologia.

O terceiro grupo, composto por Dayane, João Victor e Juliana, apresentou o texto "Gêneros textuais no contexto digital e educacional" de Ediléa Félix Corrêa. Como o texto apresentou muitos problemas conceituais, não há muito que se dizer, apenas que ele serviu para gerar muitas dúvidas, o que é, de certa forma, algo bom no meio acadêmico.

O quarto grupo, composto por Alcilene, Aléssia e Arly, apresentaram o texto "Gêneros digitais: as TIC como possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa".

O grupo defendeu as ideias do texto, sendo a principal que o ensino de Língua Portuguesa na escola pode ser facilitado com a ajuda da tecnologia.

Um conceito que foi construído pelas discussões feitas durante a apresentação delas, e que eu gostei muito, foi o de blog: sistema hipertextual que engloba vários gêneros discursivos como entrevista, diário, comunicado, carta e etc.

O último grupo do dia, Eliezer e Luli, apresentou o texto "Digital Genres, New Literacies and Autonomy in Language Learning".


Essa dupla trouxe um exemplo de material que se diz prestar para o aprendizado da Língua Francesa sem auxílio presencial de um professor. Luli conhecia o material, pois tentou seguir o passo a passo, mas não conseguiu sair bem sucedida. Logo a questão da autonomia no meio digital ainda é uma das questões que demanda muita discussão. 



quinta-feira, 21 de maio de 2015

20 de maio

Nessa aula seguimos os mesmos passos da anterior: começamos com as apresentações individuais das atividades e terminamos com  apresentações  de textos.

Primeiro foi a vez de Arly que apresentou seu texto educacional sobre webquest.

 
Ela tirou o texto da Wikipédia e colocou links sobre o professor que criou a metodologia da webquest.
Os links criados por Arly foram bem didáticos para que os alunos entendessem o layout de uma webquest.
 
Na sequência tivemos a apresentação de Alcilene que apresentou um hipertexto jornalístico sobre a visita de Santaella a UFAL, para participar do 6º Seminário Nacional  Edapeci. No seu texto Alcilene inseriu 2 links: um sobre a autora e outro para a programação do evento, ambos de expansão, com a finalidade de dar informações adicionais.
 
Em seguida Luciano fez sua apresentação sobre o Museu da Língua Portuguesa. Luciano fez um trabalho muito interessante: pegou os textos em pdf na internet e criou um hipertexto linear com uso de links apenas para caminhar pelo menu que ele criou.
 
Juliana fez um uso retórico dos links quando os usou para argumentar sobre o que fidelidade/infidelidade tem a ver com amor.
 
 



 Na apresentação de Edson o que mais me chamou a atenção foi o que ele chamou de link saliente, que é quando na página aparecem mais de um link com o mesmo nome e a tendência é clicar no maior, que raramente é o verdadeiro. Geralmente esses links salientes levam a outros caminhos.

A última apresentação individual foi da colega Roseane que não tem dormido direito por culpa do professor Luis Fernando. Ela apresentou um hipertexto educativo voltado para o público infantil. Proposta bem lúdica.

Nesta aula só deu tempo de apresentar um texto: Gêneros Textuais e os desafios de Alfabetizar Letrando de Julio Cesar Araújo - UFC
Nos causou estranhamento quando o autor sugere que o computador e a internet serviriam para elevar a condição desfavorável dos alunos.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Hoje, dia 13 de maio, até a metade da aula, tivemos a continuação das apresentações individuais.

Primeiramente Eliezer apresentou um resumo das característica de um texto: informatividade, relevância, situacionalidade, topicidade, coesão, coerência e intencionalidade. E em seguida mostrou a sequência de links que percebeu ao procurar por uma música de Antônio Marcos. Tivemos a oportunidade de ver um hiperlink muito mal escrito, que perdeu até a coesão a certa altura.


Na sequência, ouvimos Álvaro, que começou trazendo tipos de hipertexto: trouxe o exemplo da formação que fez para trabalhar no Enem, mostrando assim um hipertexto fechado; o Google Acadêmico como exemplo de hipertexto aberto, etc.
E em seguida mostrou o hipertexto jornalístico que produziu.


A terceira apresentação foi de Josimar que mostrou o hipertexto construído a partir da leitura do livro "Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social" de Roxane Rojo.



A última apresentação individual foi do colega Nildo que trouxe mais exemplos de modelos de hipertexto. Seu trabalho de busca deixou claro que quanto mais completa a frase do link, menos opções ele apresenta. É como se a complexidade da frase desse maior unidade, se comparada a uma palavra solta. Isso dá uma boa pesquisa. Vamos encarar?



Depois do intervalo tivemos o começo das apresentações dos textos.
Lembrando que o foco das apresentações é o conceito de gêneros textuais digitais.

O 1º texto: foi apresentado por Álvaro: Linguagens e Tecnologias Digitais: novos gêneros textuais, de Santa Nunes Cariaga e Marlene Durigan, cuja principal proposta era de alertar os professores para perder o medo da inovação.
O 2º texto foi apresentado por Marcos, Fernando e Mucilio: Os Gêneros Textuais Digitais no Ensino/ Aprendizado da Webliteratura: O caso dos weblogs entreletras, de Jéssica de Souza Carneiro, cujo principal problema estava nos conceitos apresentados pela autora.


Muita discussão ainda está por vir. Até nosso próximo encontro.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Na aula de hoje, 06 de maio, começamos as apresentações das 3 tarefas, mas por conta do tempo, apenas alguns colegas. Começamos com Luziana que criou uma metodologia própria para pesquisar novos links:
Ela colocou no buscador a expressão "novos links", mas cada vez que colocava a expressão, colocava em uma língua estrangeira diferente.
Assim conseguiu inúmeros links. Como ela ia fazer a apresentação na semana passada, sua sequência foi diferente dos demais. Segue apenas um exemplo das páginas apresentadas pela colega.



Em seguida, tivemos a apresentação de Musiliyu que fez a sequência pedida pelo professor.


Logo a seguir tivemos Aléssia que mostrou apenas a segunda tarefa: um hipertexto jornalístico.


Tivemos na sequência um hipertexto educacional na área de Língua Inglesa no qual Christiane apresentou como tema Big Ben.


A última apresentação do dia foi de João Vitor que exemplificou tipos de hiperlink, assumindo que ainda tinha dúvidas durante a realização da tarefa. Ele nos trouxe um hipertexto em power point que para mim foi muito elucidator, pois nele havia uma organização linear e a mesmo tempo hierárquica, logo era um hipertexto misto.


Para o restante da turma que vai apresentar na próxima aula foi um grande aprendizado, porém aumenta a responsabilidade..... kkkkkk

sábado, 2 de maio de 2015

Para a aula do dia 06 de maio cada aluno terá que apresentar 3 tarefas.

Primeira tarefa:


Diagrama da estrutura básica do design de um hipertexto

Escolhi o texto abaixo:



Como vemos há dois links no primeiro parágrafo: para Príncipe William o Google remete a  756.000 resultados e para Kate Middleton remete a 96.000.000 resultados. Logo o diagrama seria:

Segunda tarefa:
Produção de um Hipertexto Educacional ou Jornalístico

Eu escolhi preparar um hipertexto educacional com uma atividade de leitura


READING ACTIVITY

Warm up: Ask the students: Do you like M&M's?


Vamos saber um pouco sobre a história dos M&M's.

1º) Leia o texto abaixo e desvende o significado dos grupos nominais destacados

Objetivo: aquisição de vocabulário



(1) colorful button-shaped chocolates ______________________________________________
(2) lower case ______________________________________________________
(3) milk chocolate filling _______________________________________________
(4) peanut butter ______________________________________________________
(5) geographic availability ______________________________________________________
(6) different colors _____________________________________________________
(7) candy shell ______________________________________________________
(8) candy coated chocolate concept _________________________________________________

2º) Faça um passeio pelo link a seguir e produza um resumo sobre a história dos M&M's.


Objetivo: conhecimento e produção escrita
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) Agora vamos relaxar um pouco e conhecer um personagem em um de seus comerciais.

Objetivo: relaxamento e estímulo para a finalização da atividade

4º) Ouça novamente a música do comercial que está na questão anterior e complete a letra abaixo:

Objetivo: compreensão auditiva

"And I'll do ______________ for ___________. (3X)
But I won't do _________, or __________________, or ______________.
Definitely not ____________."

Terceira Tarefa

Novos tipos de links


Dentro dos links indesejáveis poderíamos distinguir:

A) Links de propaganda geral: quando você não mostrou nenhum interesse no assunto e o link aparece mesmo assim. Veja esse exemplo de quando abri meu Face e já encontro promoções para o dia dos namorados. Nem namorado tenho.....kkkkkk



B) Links de propaganda específica: quando em algum momento dentro da internet você mostrou interesse no assunto. Veja o exemplo que apareceu no meu Face depois que fiz uma busca de hotéis em Londres.


That's all for today! UFA!