quarta-feira, 8 de abril de 2015

Olá, esse blog foi criado para postagem das produções da disciplina Seminários Temáticos em Estudos Textuais: hipertexto e gêneros digitais, do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFAL.
Nossa primeira aula aconteceu no dia 01 de abril de 2015 e nela começamos algumas descobertas nessa área que exponho abaixo.

  • A importância do físico e matemático Vannevar Bush para a criação do hipertexto, principalmente com a publicação do artigo "As we may think".

  • Os pressupostos do artigo “ As we may think”, de 1945, baseavam-se na ideia de que nossa mente não trabalha linearmente, mas por associações. Ele propôs uma maneira de organizar conteúdos de forma não linear, nada de hierarquia!
  •  Memex - Memory Extension - criado por Bush, era um dispositivo mecânico que misturava microfilme e célula fotoelétrica no qual se podia armazenar e consultar livros. Nele o pesquisador podia incluir comentários, alterar os conteúdos e criar links entre os documentos. Foi o início de uma nova era de indexação.
  • Essa inovação provou que a indexação não era exterior ao leitor, mas sim que ela podia ser feita através da relação subjetiva do pesquisador, que fazia relações entre as obras a seu modo e ainda as modificava de acordo com suas necessidades. Já era um prenúncio do hipertexto.
  • O hipertexto baseado em computador só foi desenvolvido 15 anos depois, em 1960, por Theodore Nelson, como trabalho final de seu curso de pós-graduação em Harvard.

  • Além disso, Nelson também criou um projeto que foi considerado o precursor da web, o Projeto Xanadu. Podemos adiantar o Xanadu é um sistema mundial de hipermídia, onde TUDO pode ser acessado, TODAS as ideias podem ser associadas e os MESMOS documentos podem aparecer em vários contextos sem necessidade de duplicação física. Para saber mais sobre esse projeto: http://www.xanadu.com/
  • O hipertexto proposto por Ted Nelson não foi realizado em sua totalidade, porque apenas com o advento da web 2, no ano 2000, é que pudemos passar a ser produtores de informação.
  • Essa é a diferença entre a WEB 1 e a WEB 2: Na época do que hoje é chamado web 1, nós só navegávamos na internet como consumidores de informação. A web 2 foi criada 
  • Nelson cunhou o termo hipertexto colateral ou paralelo que diz respeito à quantidade de links entre blocos de informação.
  • Ele também criou a ideia do  "stretch text" que é uma forma dinâmica de ambiente contínuo parecido com o ambiente Wiki de hoje.
  • A relação do hipertexto com o sânscrito tinha a ver com a forma  da apresentação textual: Você encontrava um resumo que seria aprofundado caso o leitor mostrasse interesse. Os textos sagrados do sânscrito eram assim, começavam com uma máxima que depois era expandida pelos comentadores.
  • Quem inventou o mouse e desenvolveu o conceito das múltiplas janelas foi Douglas Engelbart, em 1962. Esses conceitos depois foram utilizados por Bill Gates. 

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=Theodore+Nelson&espv=2&biw=1440&bih=755&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=SaAlVYi1H4GjgwS_ioJw&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=+Douglas+Engelbart&imgrc=kBt6CbFz00qJKM%253A%3BwbAJzpaCuoPlfM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.13wmaz.com%252Fimages%252F640%252F360%252F2%252Fassetpool%252Fimages%252F130703040537_doug-engelbart.jpg%3Bhttps%253A%252F%252Fsomaliland1991.wordpress.com%252F2013%252F07%252F04%252Faabihii-muuska-gacanta-kumbiyuutarka-mouse-oo-adduunka-ka-tegay-died%252F%3B640%3B360

  • Engelbart e sua equipe de 17 pesquisadores criaram a noção de dição de texto na tela, construíram o primeiro sistema para linkar blocos de informação e ainda projetaram e desenvolveram o primeiro sistema de hipermídia para o computador.
  • A WWW (world wide web) foi uma invenção de Tim Berners-Lee em 1991.


  • As intranets são redes privadas que ligam determinados computadores e pessoas que possuam uma senha.
  • As intranets podem ser de dois tipos: lan, local area network (rede de área local) ou wan, wide area network, (rede de área extensa.
Por hoje é só pessoal, mas continuamos a aprender na próxima postagem. Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário