quarta-feira, 29 de abril de 2015

A aula do dia 29  abril foi dividida em duas partes.
Na primeira parte foi apresentado o 3º Encontro de Edtores da área de Letras e Linguística. Esta apresentação foi feita através da página criada pela orientanda do professor Luiz Fernando, a professor Flávia K. L. Duarte Barbosa.


Para mais informações sobre o evento visitem e curtam a página seguindo o link abaixo.

https://www.facebook.com/pages/3%C2%BA-Encontro-de-Editores-da-%C3%81rea-de-Letras-e-Lingu%C3%ADstica/420300001482110?pnref=story

Na segunda parte fizemos a discussão do questionário do texto: Hipertexto - definição, tipologia e características que compartilho a seguir.

1ª A definição de hipertexto adotada pelo autor é um texto exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links.

2ª) A discussão terminológica entre texto e documento é resolvida nesse contexto onde ambas são usadas de modo intercambiável.

3º) Hipertexto abertos são aqueles cujos links apontam para outros documentos. Ex.




Hipertextos fechados são aqueles cujo conteúdo se encontra armazenado numa única unidade de armazenamento e não pode ser alterado. Ex.
4º) Os modelos de hipertexto comentados pelo autor são:

  • Sequencial ou linear
  • Hierárquico
  • Reticulado e
  • Em rede
5º) Para as Ciências Linguística a importância da pesquisa sobre tipos de hipertexto tem a ver com a questão da argumentação.
6º) Já para o ensino da leitura  da escrita  de hipertexto a importância da pesquisa sobre tipos de hipertexto está na interferência em relação aos modelos que o professor decide aplicar.
7º) Para o desenvolvimento das habilidades de leitura de hipertexto a importância da pesquisa sobre tipos de hipertexto está na ampliação das possibilidades de desenvolvimento cognitivo por meio dessas habilidades.

8º) O papel da escola com relação ao  ensino da leitura  da escrita  de hipertexto é o de assumir sua responsabilidade em relação a oferta desse novo tipo de habilidade que o mundo está exigindo do aluno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário