Hoje tivemos uma fala do professor Dr. Luiz Fernando Gomes sobre 2 textos: Hipertextos Multimodais e O Verbal e o Não Verbal - a aptidão dos modos visual e verbal.
A respeito do primeiro texto:
No começo ele já traz uma revisão do conceito de Multimodalidade que é a consideração aos diversos modos de representação. O professor começa nos lembrando que tudo só existe por representações os signos que estão no lugar das coisas representadas.
Os modos de expressão mais conhecidos, também chamados de linguagens ou representações são: linguístico, visual, espacial, auditivo, gestual e tipográfico.
Um exemplo de multimodalidade:
Para Barthes imagens são ilustrações, ancoragem e "relay", a assim a leitura começa pelo "layout", pela distribuição espacial dos elementos, o que inclui a escrita tipográfica que é um modo de expressão.
Agora vamos conceituar texto como qualquer tipo de comunicação realizada através de um sistema de signos, logo a multimodalidade aparece tanto no meio impresso como no meio digital. O que deve ficar claro é que no hipertexto essa multimodalidade é facilitada pela presença dos links.
O segundo material resenhado pelo professor também começa revisando o conceito de multimodalidade e afirmando que o sentido do texto é o resultado da interrelação entre as linguagens ou modos de expressão.
Isto acontece até no texto que só aparenta ser verbal, mas que na verdade o verbal está diretamente ligado ao sonoro na hora da decodificação do morfema em fonema ou vice-versa. Ou até num texto descritivo que nada mais é do eu uma imagem verbal.
O texto diz que "a leitura e interpretação de imagens requer conhecimentos sobre seu funcionamento enquanto signo semiótico e das relações de sentido entre os diferentes signos que as compõem". Por isso foi rebatido o ditado popular que diz que uma imagem vale mais que mil palavras, até porque toda linguagem tem "affordances", isto é limites e possibilidades que dependem dos conhecimentos prévios do leitor e costumam ter um impacto emocional mais direto.
kkkkkkkkkkkkkk
Nenhum comentário:
Postar um comentário